Quem sou eu

Minha foto
Cachoeira Paulista, São Paulo, Brazil
Sou mais um violeiro que tenta divulgar este instrumento e este universo maravilhoso que é o universo caipira, com sua gente simples e causos maravilhosos

Pesquisa na web

domingo, 13 de março de 2011

Causo do bisorrão chifrudo

      Rubão era um violeiro mais ou menos, para as festas nos arraia quebrava o galho, apesar de não ser um eximio violeiro ele era chamado pra tocar nas festas da região. Certo dia após tocar em uma festa até a madrugada, ele foi convidado a posar na casa do coronel Tenório, homem muito bom e muito religioso.
      Rubão lavou os pés, tomou um copo de leite com farinha de milho colocou a sua violinha com cuidado numa cadeira na cozinha fez suas orações inclusive pra são Gonçalo e foi se deitar. Altas horas da madrugada um bisorrão daqueles chifrudo resolveu entrar dentro da violinha do Rubão, conforme ele ia andando nas cordas ia enrroscando os chifrinhos nelas e ia sem querer tocando a violinha. Dona Mariquinha esposa do coronel levantou para fumar um paieiro e escutou aquele toque na cozinha, viu o Rubão roncando na rade e a viola soltando som na cozinha, como dizem que viola de violeiro que faz pacto com o coisa ruim toca sozinha, dona Mariquinha soutou um "valei me Nossa Senhora da Aparecida" e jogou um balde de água benta no Rubão e falou - Credo em cruz violeiro do capeta não entra mais em minha casa . Coronel Tenorio saiu dando tiro e rezando um creio em Deus pai, Rubão saiu correndo arrebentano mourão e cerca pelo caminho e depois disso nunca mais Rubão guardou sua violinha sem capa e apesar de não tocar muito bem pegou a fama de ter feito o tal acordo com o cramulhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário